Sugestão de Passeio até ao Mosteiro da Batalha, Pia do Urso e Grutas da Moeda

Roteiro de um dia:
Manhã -> Mosteiro da Batalha e arredores
Tarde -> Aldeia Recuperada da Pia do Urso e Grutas da Moeda

Começo este blog por lhe sugerir um passeio de fim-de-semana a um dos monumentos históricos mais imponentes de Portugal: o Mosteiro da Batalha, que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Ver folheto disponibilizado pelo site Turismo de Portugal aqui.

Erguida por vontade de D. João I para celebrar a vitória da Batalha de Aljubarrota sobre os exércitos de Castela, em 1385, a inicial Igreja de Santa Maria da Vitória, logo se transformou num símbolo da consolidação da nação portuguesa. Entregue pelo monarca de Aviz à Ordem Dominicana, que aí instalou o seu convento, a construção do templo só terminaria quase dois séculos depois, resultando num dos mais imponentes monumentos góticos de toda a Península Ibérica.

Este monumento está situado na vila da Batalha, concelho com o mesmo nome e distrito de Leiria, e localiza-se na região Centro (NUT II) e no Pinhal Litoral (NUT III). Situado na margem do Rio Lena e nas proximidades das serras d'Aire e Candeeiros, este concelho é limitado a norte e oeste pelo concelho de Leiria, a sul por Porto de Mós e a este por Ourém, do distrito de Santarém.

MAPA (clique para aumentar)
Outros locais de interesse são a Vila da Batalha, com destaque para o casario antigo e a torre da Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia (séc. XVIII), a Ponte da Boutaca (de estilo neo-gótico), o planalto de S. Mamede e as Grutas da Moeda.

Tradições, Lendas e Curiosidades:
Todos os anos se realizam as seguintes festas: a festa da Santíssima Trindade (oito semanas após o domingo de Páscoa); a festa do Espírito Santo do Reguengo do Fetal (oito dias antes da festa da Trindade); a festa de N. Sra. do Fetal (conhecida pela santa que cura as verrugas), em Outubro; e as festas anuais a 14 de Agosto, em memória da batalha de Aljubarrota, que se prolongam por mais ou menos quatro dias e têm espectáculos variados, como música, exposições, desfiles, etc.

Em Junho decorre a Feira Internacional de Artesanato.

O feriado municipal realiza-se a 14 de Agosto.

Pausa para Almoço:
Se procura preços acessíveis, recomendo os restaurantes mais escondidos junto ao Mosteiro. Pode optar também por merendar, parando no percurso que o irá levar até à Pia do Urso e apreciar as paisagens naturais circundantes.
Para se deslocar até a esta aldeia totalmente recuperada, e se vier da Batalha, basta prosseguir pela estrada, seguindo as indicações para Fátima. A Pia do Urso, fica localizada na freguesia de S. Mamede, onde poderá apreciar também o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas desta região serrana, em que a pedra e a madeira se constituem como os principais materiais utilizados.

Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro Ecoparque Sensorial, destinado a Invisuais de Portugal. Um conceito inovador, que pretende levar até estes cidadãos a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia utilizando, para o efeito, os restantes sentidos, particularmente o tacto e o olfacto.

Depois pode lanchar nos diversos estabelecimentos comerciais existentes dentro da aldeia. Destaco as broas caseiras, especialidade da zona.

De seguida, siga para a estrada novamente e apanhe as indicações até às Grutas da Moeda. As Grutas da Moeda localizam-se em S.Mamede. Com uma extensão visitável de 350 metros atingindo-se, durante a visita, uma profundidade de 45 metros, com uma temperatura média de 18ºC no interior da gruta, as visitas guiadas têm a duração de cerca 25 minutos.
Descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam na perseguição duma raposa, foram por eles exploradas e descobertas, desvendando a pouco a pouco a beleza das suas salas e galerias. Posteriormente procedeu-se ao aproveitamento da gruta como atração turística preservando-se rigorosamente as suas características e inclusivé, a paisagem serrana da superfície.
Consulte aqui o Folheto Informativo da aldeia (em formato PDF), disponibilizado pela Câmara Municipal da Batalha.



Indicações:
Se vier pela A1 saia em Aveiras de Cima e siga pelo IC2 até à Batalha, ou então corte para Fátima ou Leiria. Se vier pela A8 saia em Leiria e depois siga as indicações até ao mosteiro.
Para a Pia do Urso siga as indicações até Fátima. Nesse percurso, irá encontrar indicações para S. Mamede. Siga nessa direcção e estacione o carro junto à entrada Norte ou Sul da Pia do Urso (só os moradores podem estacionar lá dentro).

Desejo-vos um óptimo passeio e que o Sol abrilhante o vosso dia.

Links a visitar:
Guia da Cidade
Turismo de Portugal
Cãmara Municipal da Batalha
Álbum Fotográfico da Batalha
Grutas da Moeda
Pia do Urso - Turismo Rural

0 comentários:

Enviar um comentário

Template - Dicas para Blogs